O que é root? Como fazer root? Porque fazer root?

Olá galera, beleza? Bem, meu primeiro post no blog será sobre root. Sei que já existe um post sobre este assunto aqui no blog porém tentarei detalhar um pouco mais. Já vou avisando que o post vai ser um pouco longo pois gosto de detalhar, mas tentei ser o mais sucinto possível. Para ficar mais fácil e organizado separei em tópicos-perguntas. Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

O que é root?

Bem, para definir isto recorro ao significado de root que é raiz. Mas o que isto tem a ver? O que usamos no Android sem root é somente o caule da árvore, a superfície. Ao ter acesso root pode-se ter acesso àquilo que não se pode ver, pode-se alterar configurações que alteram o comportamento do aparelho podendo melhorá-lo ou não. Para ficar mais claro tomemos como exemplo o Windows: quando cria-se um usuário neste SO tem-se a opção de torná-lo administrador ou usuário padrão. Este último equivale ao Android sem root, cabendo a ele apenas mudar um pouco o visual, instalar alguns programas mas não lhe é permitido alterar qualquer configuração do sistema, isso só pode ser feito com o acesso de administrador o que equivale ao aparelho Android com root.

Fazendo root o que irá mudar no meu aparelho?

Essa é fácil de responder: não sei. Isso mesmo, não sei. Isso depende de você, depende do que você vai querer fazer. Você pode querer fazer overclock, trocar a rom do seu aparelho ou simplesmente mandar apps para o cartão de memória, existem infinitas possibilidades e só depende do usuário e de sua vontade.

Devo ou não fazer root?

Mais uma vez não sei. Essa é mais uma questão que depende de você usuário do Android. Se você já tem alguma experiência já deve ter visto que, apesar de certa liberdade, chega uma hora que as possibilidades de intervenção no aparelho se extinguem. Uma das maiores motivações para fazer root atualmente é o fato de os aparelhos com Android 4.0 para cima já não permitirem a instalação de aplicativos na memória externa e sua memoria pode estar quase toda ocupada, vou listar o que se pode fazer com root depois.

É difícil fazer root? Como fazê-lo?

Em geral é algo simples, mas que exige muita atenção e paciência (e algumas vezes sorte). O root não é simples só para fazer nos aparelhos, os métodos para fazê-lo também são fáceis de desenvolver - devo lembrá-los que não são as fabricantes que liberam os métodos para fazer root, mas sim usuários - e um dos mais recentes exemplos foi o desenvolvimento do método de root do Samsung Galaxy S4 que levou apenas algumas horas, segundo quem o desenvolveu.
Os processos são diferentes para cada aparelhos, porém não são únicos, ou seja, um processo pode servir para mais de um aparelho, mas até hoje nenhum abrange todos os gadgets.

Mas se é fácil assim e qualquer um tem acesso por que não fabricam os gadgets já com root? Quais os riscos de se fazer e ter root? Root tira garantia?

Coloquei as três perguntas juntas pois estão intimamente ligadas. A resposta é simples: ter acesso de administrador é algo muito arriscado na mão de leigos e as empresas não querem problemas para si. Portanto elas optaram por não dar acesso root legalmente, tirando a garantia de quem adquiri este privilégio, para que não se responsabilizem pelos "danos" causados por isso. O processo de se obter root é algo arriscado sim, mas se o tutorial for seguido a risca esse risco quase se extingue. Além disso quando se tem root é possível alterar tudo no aparelho, inclusive excluir e alterar arquivos do sistema podendo uma pessoa, portanto, excluir algo importante resultando na inutilização do aparelho. O root, oficialmente, tira sim a garantia do aparelho. Isso é uma coisa óbvia, pensem comigo: as empresas estão atrás do lucro máximo e menos problemas possíveis, então elas sempre tentam tirar sua responsabilidade das coisas, por que então deixar qualquer um mexer em arquivos importantes, estragar os aparelhos e consertá-los de graça, sendo que o problema não foi causado por eles? É claro que alguns técnicos são camaradas (ou burros) e nem olham, mas eu prefiro não "dar sorte ao azar".

Como minimizar os riscos de dar algo errado ao “rootar” o aparelho?

A primeira coisa a se fazer é olhar vários tutoriais na internet, ver se eles são repetidos e pegar aquele que se repete mais vezes, aconselho isto porque se o tutorial se repete pressupõe-se que seja bom. Deve-se olhar também o feedback dos outros usuários, se deu certo com todos, se deu algo errado e caso isso tenha acontecido se a pessoa conseguiu reverter. Certifique-se de seguir todos os passos, prestando atenção nos “pré-requisitos”, caso precise usar um computador, e na bateria do aparelho também. Faça isso quando tiver tempo e esteja calmo. Não se esqueça também de verificar se aquele método é o correto para o seu aparelho, com a versão do Android em que ele está.

Fiz root, e agora? Como aproveitá-lo?

Com root pode-se fazer de tudo no aparelho, citarei apenas algumas coisas: fazer e restaurar backups com Titanium Backup, passar aplicativos para o cartão SD utilizando, por exemplo, o Link2SD, alterar a ROM, excluir alguns aplicativos inúteis (apps de operadoras, por exemplo), usar chainfire para rodar jogos que seu hardware não permite executar ,lembrando que NÃO se deve fazer isso em aparelhos com Jelly Bean pois é incompatível e em Android 4.0.x pode ser que funcione porém com alguns bugs. Clique aqui e veja vários aplicativos que precisam de root.

Conclusão

Concluindo, root não é um bicho de sete cabeças mas é algo que exige um certo nível de experiência, conhecimento em Android e também responsabilidade. Root é como a internet, sabendo usar é a melhor coisa que tem, mas há de se saber o que está fazendo; qualquer dúvida pesquisem no google, se não resolver recorram à grupos de facebook ou fóruns,  sempre haverá alguém para ajudar. Vale a pena fazer, eu mesmo fiz root no meu tab 4 dias depois que ele chegou, já fucei em quase tudo, acho que as únicas coisas que não fiz foi passar aplicativos pro SD porque ainda não tive necessidade e overclock (aumentar a frequência da CPU além do padrão) porque sou totalmente contra.

Enfim, é isso. Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida perguntem. Eu ficaria imensamente agradecido se pudessem me dar um feedback, coloquem suas críticas, mas que sejam claras, sem ofender e se possível com uma solução para o erro. Muito obrigado e tudo de bom a todos. 

PS.: Obrigado ao leitor Marcos Ferreira pela informação da incompatibilidade do Chainfire com algumas versões do Android.





Baixe o aplicativo do nosso site

O que é root? Como fazer root? Porque fazer root?
por Unknown
Classificação: 5
Olá galera, beleza? Bem, meu primeiro post no blog será sobre root . Sei que já existe um post sobre este assunto aqui no blog porém tentare...